Para executar bem um ofício sempre é necessário a utilização das ferramentas corretas e isso não seria diferente no preparo e no servir de um churrasco. É preciso estar preparado com as facas e utensílios corretos para cada momento, pois cada ocasião exige um modelo diferente. No mercado, há inúmeros kits com facas básicas, especiais e outros apetrechos como pegador e garfos longos. Porém quando for comprar os utensílios veja se a faca é boa para você, pois o tamanho varia de acordo com o churrasqueiro. Por isso, segure a faca e sinta se o peso e o formato se encaixam com você. O ideal é ter um tipo de faca para cada processo do churrasco. Por exemplo: uma faca para preparar e assar as carnes; outra para cortar e servir (nesse caso é interessante ter um garfo longo também); outra para cortar os legumes, as verduras, o pão (ingrediente que não pode faltar) e também uma faca para preparar os temperos e as ervas.
Confira abaixo as descrições das facas e dos utensílios:
Faca do Chef ou Faca Tradicional: Faca versátil e mais indicada para preparar a carne do churrasco. Tem a lâmina comprida e afiada e pode ser usada para cortar, fatiar, picar, triturar e aparar o que é necessário na função do churrasqueiro. É a faca de estimação do chef, que o acompanha em vários momentos do preparo.
Faca para Desossar: Faca importante no churrasco. Geralmente com lâmina estreita e comprida ideal para separar a carne dos ossos. É indicado para o churrasco de alguns cortes de cordeiro como o pernil, a costela e a paleta, pois irá facilitar muito a separação do osso da carne.
Faca para Pão: A faca para pão é comprida e sua lâmina serrilhada. É ideal para cortar, além do pão, alimentos que sejam firmes na parte de fora e macios na parte de dentro.
Faca para Frutas: Essas facas são menores e mais estreitas, ideais no preparo e corte de frutas e legumes.
Cutelo: Lembra a ponta de um machado com a lâmina menor e mais retangular curvado ou não. É ideal para tarefas que exigem mais força bruta como cortar ossos e carnes congeladas. É ideal para separar as ripas da costela de cordeiro, por exemplo.
Outros Utensílios: No kit não pode faltar também os garfos grandes e os pegadores de metais, importantes no manuseio dos alimentos no pós-cocção e que auxiliam no servir e nos preparos dos pratos. Já durante a cocção nunca utilize o garfo para virar a peça, pois pode furar a carne e com isso perder o suco e consequentemente a suculência. Nesses casos os indicados para virar os cortes na churrasqueira são os pegadores. É preciso cuidar das facas e utensílios. Para isso, a regra a ser seguida é mantê-los sempre limpos e secos após o uso, guardados em suas respectivas caixas ou em gavetas exclusivas para conservar o corte. Quando for utilizá-los, lave-os novamente e confira o fio.
Caso seja necessária a afiação, faça o uso de chairas e de pedras de afiar, deslizando a faca desde o cabo até a ponta da lâmina em um ângulo aproximado de vinte graus. Ângulos muito maiores ou menores podem retirar o fio e dificultar o processo de afiação. Não há necessidade de colocar força para afiar, somente o peso das facas são indicados.
Fonte: https://www.gutoquiros.com/as-facas-que-nao-podem-faltar-no-seu-churrasco/